Fundamental e vital para a qualidade dos funcionários que operam durante a construção ou manutenção dos telhados, seja em indústrias, residência e comercial, necessitam de equipamentos adequados.
A fim de minimizar estes riscos e proteger os trabalhadores que exercem essas funções, estar aliado a equipamentos de qualidade é o primeiro passo para o sucesso.
Desenvolvemos este texto a fim de mostrarmos como é caracterizado um acidente em altura, bem como você pode encontrar maneiras de prevenção!
O que configura o acidente em altura?
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), edita normas regulamentando especificações a respeito das atividades que são consideradas perigosas ou insalubres, neste caso, o trabalho em altura.
A norma que regulariza este tipo de trabalho, é a Norma Regulamentadora nº 35, apresentando o conceito sobre o exercício da função e requisitos mínimos de proteção para assim, exercê-lo desde o planejamento, organização e execução da atividade.
Essa norma tem como objetivo promover a segurança de todos os envolvidos, seja de forma direta ou indiretamente, tendo em vista que acidentes em condições onde o funcionário encontra-se elevado do chão, as consequências podem ser, em sua maioria, graves.
Assim, é considerado trabalho em altura toda atividade que é executada acima de 2 metros no nível inferior, onde haja o risco de queda para o trabalhador.
É importante saber que existem diferenças entre os tipos de acidente em altura. Cada ramo de atividade tem suas especificações próprias, como o trabalho na área da construção civil diferencia-se da área naval e ambas se diferenciam da agroindústria, inclusive possuem NR’s específicas.
Sendo assim, é fundamental se manter atento ao serviço prestado, seja para os equipamentos utilizados, mas principalmente para a vida dos funcionários que lá estão colocando em prática suas funções.
Como evitar acidentes de trabalho em altura?
Para evitar acidentes, ou até mesmo o risco de acidentes em altura, é fundamental colocar em prática as disposições da NR 35. Ao dar este passo importante, seus funcionários se sentirão parte do empreendimento e se sentirão mais seguros e confiantes.
Garantir que a integridade física dessas pessoas seja mantida, é importante e fundamental para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso por meio de seus trabalhos.
Proporcionar a implantação de medidas da Norma Regulamentadora nº 35, desenvolver um procedimento de operações para as atividades em altura e acompanhar o cumprimento das medidas de proteção da NR da empresa de segurança do trabalho, bem como oferecer aos funcionários informações atualizadas e cursos sobre os riscos da atividade e de todas as medidas de segurança promove bons resultados.
Além disso, manter-se aliado a equipamentos de qualidade, que promovam a qualidade de vida que seus funcionários devem receber, faz parte dos processos.
Você está procurando por melhorias na sua empresa e manter seus funcionários assegurados?
Conheça a Prokline, especialistas em projetos de Linha de Vida para segurança em altura.
Temos convicção que trabalho em altura é para profissionais e por isso possuímos uma equipe altamente capacitada para o desenvolvimento e instalação de linhas de vida.
Atuando há 5 anos com a fabricação e instalação de sistemas de proteção contra quedas, contamos com uma equipe multidisciplinar que desenvolvem projetos pensados na segurança de todos que estarão realizando trabalhos em alturas.
Prokline é a sua melhor escolha para segurança de trabalhos em altura!