Qual o curso necessário para realizar trabalhos em altura?

Os trabalhos em altura exigem muita atenção por parte do profissional ao realizar as suas funções, portanto, estar aliado aos melhores equipamentos que o mercado possa oferecer já é meio caminho andado. Agora, para garantir a efetividade destes equipamentos, bem como segurança e saúde aos seus funcionários, existe a chamada Norma 35, mais conhecida como NR 35, que é a principal fonte de conhecimento paras aprender tudo sobre esse tipo de trabalho e manter-se o mais seguro possível.

Para isso, é essencial que todo o colaborador que, mediante exercício de suas obrigações em trabalhos em altura, realize o curso preparatório para se manter apto ao desempenhar a função.
Ainda assim, vale lembrar que os trabalhos em altura são classificados a partir de quando realizados acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda e têm suas operações através do uso de escadas, plataformas, andaimes, entre outros.

A Norma 35 é responsável por determinar os procedimentos necessários para o envolvimento, planejamento, organização e a execução dos trabalhos, garantindo os pilares principais para o bem-estar de cada operador: segurança e saúde, envolvido direta ou indiretamente com esta atividade.

A Norma 35 fará com que o seu funcionário amplie a visão sobre certos cuidados enquanto realiza suas atividades, pois neste curso o profissional irá aprender sobre normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, sistemas e procedimentos para trabalho em altura, como realizar uma análise de riscos e condições impeditivas.

Além disso, terá noção sobre os riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle, instalação e deslocamento de linha de vida, condutas em situações de emergência, noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

Bem como, o posicionamento com o uso do cinto, sobre a importância do trabalho em equipe, condições inseguras, deslocamento em escadas tipo “marinheiro”, técnica de descida em cordas (rapel), técnica de subida em cordas, noções de auto resgate e resgate simples de vítimas, entre outros.

Embora tudo isso faça muita diferença no dia a dia, para pôr em prática é fundamental utilizar equipamentos com qualidade e garantia de segurança.

Você já conhece a Prokline? Situada na Serra Gaúcha, Caxias do Sul, oferece os melhores equipamentos do mercado, todos testados e aprovados para dispor de muita segurança no momento que o seu operador realizar atividades em altura.

Mais conteúdo

Case de Sucesso

FM Logistic

A FM Logistic em seus 50 anos de atuação no mercado, trabalha visando a compatibilidade de estratégias entre fabricantes e distribuidores. Sua

Leia mais +
Case de Sucesso

Fras-Le S/A

A Fras-le é uma das integrantes das Empresas Randon que contempla o segmento de Veículos e Implementos. Uma empresa consolidada no mercado,

Leia mais +
Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?