Os parafusos autoperfurantes foram desenvolvidos na segunda metade do século XX e tornaram-se amplamente utilizados na indústria da construção metálica a partir do final da década de 1960, início 70. Seu principal diferencial era a capacidade de reduzir custos e tempo de trabalho em montagens estruturais. Os primeiros modelos desse tipo foram projetados pela Buildex e ficaram conhecidos como “parafusos Tek”.
A história do parafuso, no entanto, é muito mais antiga. Ela remonta à Grécia Antiga, quando o filósofo Arquitas de Tarento, no século IV a.C., é creditado como o inventor. Mais tarde, por volta de 250 a.C., Arquimedes aprimorou esse conceito e o aplicou em sistemas de transporte de água.
O desenvolvimento dos parafusos evoluiu com o avanço das ferramentas de fabricação e invenções de Jacques Besson, em 1568, consolidando-se como componente essencial durante a Revolução Industrial.
O Parafuso Autoperfurante hoje
A principal característica do parafuso autoperfurante é a ponta em formato de broca, capaz de perfurar o material e criar sua própria rosca em uma única operação. Essa propriedade elimina a necessidade de pré-furação, representando uma vantagem significativa em termos de tempo, esforço e eficiência, especialmente em estruturas metálicas.
Em 2015, após estudos de engenharia e ensaios mecânicos de resistência, a Prokline passou a adotar o uso de parafusos autoperfurantes como elementos de fixação em dispositivos de ancoragem de linhas de vida tipo C, instaladas permanentemente sobre coberturas metálicas, parte de suas soluções de Sistemas de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ).
A grande resistência combinada a tração e cisalhamento dos parafusos autoperfurantes atuais, aliados a quantidade mínima necessária para que seja atingida valores de resistência para força estática e força dinâmica superiores as permitidas para o sistema de linha de vida em uso, impulsionou a utilização deste elemento de fixação.
Destacamos que o uso de parafusos autoperfurantes, para a fixação de dispositivos de ancoragem tipo C, sobre coberturas metálicas, não são utilizamos para fixar o dispositivo à telha, mas a estrutura secundária, terça (perfil metálico em forma de “C” ou “ V”), que suportam diretamente as telhas, transferindo as cargas para a estrutura principal.
Durante os ensaios mecânicos, foram avaliadas tanto a espessura da terça quanto os parâmetros técnicos de fabricação e resistência dos parafusos autoperfurantes, em conformidade com normas técnicas nacionais e internacionais (ABNT NBR, DIN e ISO).
Em síntese da invenção grega às aplicações modernas em sistemas de proteção contra quedas, os parafusos autoperfurantes representam um exemplo notável de como a engenharia transforma princípios antigos em soluções contemporâneas. Na Prokline, esse componente não é apenas um detalhe técnico, é parte essencial da confiabilidade e da segurança que sustentam cada projeto instalado.
Referências Técnicas
-
DIN 7504-K
-
DIN 7504
-
EN ISO 12944-2
-
ABNT NBR 5901
-
ABNT NBR 9595
-
ABNT NBR 6355
-
ABNT NBR 15253
-
ABNT NBR 14762
Christof Becker
Coordenador de Engenharia Mecânica